MENSAGEM DO DIRECTOR DA PROVA


António de Carvalho Nobre

António de Carvalho Nobre

Presidente da Portugal Talentus

Após o grande êxito da 1a edição, confinada quase em exclusivo em torno da área militar e das pistas, a Corrida Cidade de Alverca veio até à cidade, sem contudo abandonar a sua matriz: correr ou caminhar na pista de aviação mais antiga de Portugal.

A partida, foi por isso concebida na Avenida da Mague - Urbanização Malvarosa, onde se situa a sede da Portugal Talentus, entidade organizadora do evento, delineando o percurso da corrida até ao centro de Alverca, área militar, pistas de aviação,regressando à Malvarosa, onde a meta estará situada na sua praça central.

Temos pois, um percurso variado, com quatro pequenas subidas e descidas de 70 metros cada, bastante atractivo e que esperamos seja do agrado de todos os participantes. A Corrida Cidade de Alverca não é somente mais um evento desportivo de massas, mas uma ação de grande impacto cultural e social. Uma vez por ano a população de Alverca e arredores terá a possibilidade de visitar uma área de segurança restrita, onde em 01 de Setembro de 1912 foi realizado o primeiro voo num avião pilotado por um aviador português. Todos os que aderirem ao nosso repto e participarem na prova terão aqui a oportunidade de viver durante largos minutos uma experiência única: caminhar ou correr na pista de aviação mais antiga de Portugal.

Em simultâneo, na manhã de 21 de Maio de 2017 haverá festa rija em Alverca e, nomeadamente, na área que circunda a partida e meta da Corrida. Cinco minutos antes da partida sairá a caravana motard que anunciará a passagem da corrida uns minutos mais tarde. No final, todas as motos estacionarão na praça central da Malvarosa, junto à meta. Nesse mesmo local ocorrerão exposições diversas, exibições de dança e espetáculos musicais.

Antes da entrega de prémios, teremos um momento solene, com a homenagem a uma grande campeã do desporto português, Vanessa Fernandes, que estará em Alverca para dar os tiros de partida, participar no aquecimento/animação e ser homenageada pela organização e pela população da nossa cidade. Ao seu lado estarão cerca de uma dezena de ex. atletas olímpicos, e seus colegas na seleção nacional de atletismo, alguns deles vivendo em Alverca e arredores, como são os casos de António Travassos, Duarte Ponte, Sérgio Silva e Hermano Ferreira.

Sejam bem vindos e desfrutem de uma manhã de sã convivialidade e lazer!