REGULAMENTO


Regulamento Corrida Cidade Alverca 2017.pdf


I – ÂMBITO
A Associação Portugal Talentus, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, promove a realização da 3ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA, no dia 21 de Maio de 2017. No contexto do evento realizar-se-á também a Caminhada nas Pistas de Alverca e 17 treinos de preparação para a Corrida.
II – CONCEITO E DISTÂNCIA

A 3ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA é um evento desportivo, com partida e meta na Urbanização Malvarosa, desenrolando-se nas ruas de Alverca do Ribatejo com a distância de 10 Km.
A Caminhada nas Pistas de Alverca tem a partida localizada imediatamente a seguir à rotunda de entrada para a Malvarosa - Mc Donalds, em frente ao parque de estacionamento subterrâneo do Jumbo e utilizará os últimos quilómetros do percurso da prova principal e meta no mesmo local da Corrida de 10 Km.

III – DESTINATÁRIOS
a) A 3ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA destina-se a atletas federados ou não, sem distinção de sexo ou nacionalidade, depois de devidamente inscritos, tendo 18 ou mais anos à data da prova.
b) Na Caminhada na Pistas de Alverca, a prova é aberta a participantes de todas as idades. Os menores de 16 anos, à data da prova, devem ser acompanhadas pelo/a encarregado/a de educação.
c) Os participantes devem reunir condições de saúde necessárias à prática desportiva, os quais assumem com a inscrição que se sentem física e psicologicamente preparados para participar no evento.
IV – CALENDÁRIO E PROGRAMA
HORÁRIO
1. PROGRAMA REGULAR
20.00 - todas as 5ª feiras (entre 02 FEV e 18 MAI):
-treinos de preparação para a Corrida Cidade de Alverca em parceria com os Alverca Urban Runners;
-local: praça Engº Vaz Guedes (Urbanização Malvarosa)
2. NO DIA 09 MAR 17
18.30 – apresentação da equipa de triatlo da PORTUGAL TALENTUS para 2017,
seguida de treino em conjunto com Alverca Urban Runners e
Alunos de Desporto da Escola Secundária do Forte da Casa
- local: a designar posteriormente.
3. NO DIA 21 MAI 17
09.15 – Aquecimento / Animação - Caminhada
09.30 - Caminhada nas Pistas de Alverca - 6,5 Km
09.50 - Aquecimento / Animação - Corrida
10.05 – Partida da Caravana Motard
10.10 - CORRIDA CIDADE DE ALVERCA - 10 Km
11.30 – Homenagem a VANESSA FERNANDES, Madrinha da Corrida 2017
11.45 – Cerimónia da Entrega de Prémios
V - ABASTECIMENTO
A Organização providenciará abastecimento de água aos 4 e 7 Km (Corrida) e aos 4 Km (Caminhada), ao que se acrescenta um posto de abastecimento com água e fruta após a meta.
VI – INSCRIÇÕES
As inscrições só são aceites on-line através do "website" da Corrida:www.corridacidadedealverca.com, da página do evento em www.xistarca.pt ou do email: corridacidadedealverca@gmail.com.
VII – VALOR DA INSCRIÇÃO
As inscrições podem processar-se nas seguintes duas fases com os seguintes preços:
Corrida 10Km Caminhada
01 FEV a 28 MAR 9,50 euros 8,00 euros
29 MAR a 03 MAI 12,00 euros 9,50 euros
04 a 16 MAI 15,00 euros 12,00 euros
Não se aceitam inscrições após 16 MAI
VIII – MÉTODO DE PAGAMENTO
São aceites pagamentos processados através das referências multibanco e também por transferência bancária, em função do procedimento de inscrição que for escolhido.
IX – ESCALÕES
Na Corrida de 10 Km podem inscrever-se concorrentes nos seguintes escalões:
MASCULINOS e FEMININOS
Juniores (18 e 19 anos)
Seniores (20 a 39 anos)
Veteranos V40 – (entre 40 e 44 anos)
Veteranos V45 - (entre 45 e 49 anos)
Veteranos V50 - (entre 50 e 54 anos)
Veteranos V55 - (entre 55 e 59 anos)
Veteranos V60 - (com 60 ou mais anos)

Na Caminhada nas Pistas de Alverca - 6,5 Km haverá um único escalão nos dois géneros, com a respetiva classificação, enquanto a Caminhada é uma manifestação desportiva sem atribuição de classificações.
X – LEVANTAMENTO DE DORSAIS E CHIP
  1. Os dorsais e chip serão entregues aos atletas inscritos, na sede da Portugal Talentus (espaço partilhado com a Oficina Fonte do Saber (em frente ao Mc Donalds - Malvarosa):
    1. nos dias 18 e 19 de Maio de 2017, das 20h00 às 22h30;
    2. no dia 20 de Maio de 2017, das 09h30 às 12h30;
  2. No dia da prova, 21 MAI, poderão ainda ser levantados na sede da Portugal Talentus no mesmo local (150m da partida) entre as 08h00 e as 09h00, impreterívelmente, mas somente para participantes que comprovadamente demonstrem que residem a mais de 30 Km de Alverca do Ribatejo (ou seja, Margem Sul, concelhos de Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra, Torres Vedras, Cadaval, Rio Maior, Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Alcochete, Montijo e "exteriores" a este círculo).
  3. No levantamento do dorsal e Chip da Prova os atletas deverão ser portadores de:
    1. Documento de identificação;
    2. Confirmação de inscrição recebida no correio eletrónico, indicado no momento da inscrição, após ter sido realizado o pagamento da inscrição.
  4. A entrega do dorsal e Chip de outro atleta poderá ocorrer, desde que apresentados:
    1. Documento de identificação;
    2. Confirmação de inscrição recebida no correio eletrónico após o pagamento;
    3. Fotocópia de documento de identificação do atleta inscrito.
XI – BLOCOS DE PARTIDA
No sentido de proporcionar aos atletas uma melhor fruição de toda a corrida, procurando que exista a melhor harmonia no momento da partida, existirá um bloco de partida “SUB 40” destinado a atletas que no último ano tenham um registo aos 10 Km inferior a 40 minutos, ao longo dos 12 meses anteriores à data do evento.Para usufruir do bloco de partida “SUB40”é necessário o envio do respetivo comprovativo para corridacidadedealverca@gmail.com.
XII – SEGURANÇA
Serão disponibilizados parques de estacionamento para todas as viaturas, nos parques de estacionamento indicados pela organização, de modo a deixar o circuito totalmente livre para os atletas. A Organização impedirá totalmente o tráfego de viaturas no circuito e na altura do evento, mas não se responsabilizará por qualquer acidente ou danos sofridos pelos participantes. Será assegurada a presença da PSP e dos Bombeiros Voluntários de Alverca do Ribatejo.
Os participantes obrigam-se a seguir as indicações do júri, dos elementos da organização, só sendo autorizado o acompanhamento da corrida a veículos credenciados pela organização.
XIII – SEGURO
A organização assegura aos inscritos um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no DL 10/2009, de 12 de Janeiro, actualizado em função das taxas de variação média anual (declaração de seguradora que se junta em anexo). A organização não se responsabiliza por situações que não estejam abrangidas por este seguro. Todos os participantes devem ser portadores do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.
XIV – TERMO DE RESPONSABILIDADE
Ao procederem à sua inscrição, todos os participantes declararam que reúnem as condições de saúde e bem estar físico e psicológico que permitem a sua participação de livre e espontânea vontade, isentando Organização da 3ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA de qualquer responsabilidade resultante da sua participação antes, durante e depois da mesma.
XV – PRÉMIOS DE CLASSIFICAÇÃO
São atribuídos os seguintes prémios, em função da classificação obtida:
a) Taças aos 3 (três) primeiros classificados na Geral Masculina e Geral Feminina da prova de 10 Km.
b) Taças ou Troféus aos 3 (três) primeiros classificados de cada escalão da prova de 10 Km.
c) Troféu para a Equipa + Numerosa (contando as inscrições na Corrida e Caminhada, em conjunto)
XVI – PRÉMIOS DE PARTICIPAÇÃO
São atribuídos os seguintes prémios de participação:
a) “t-shirt” a todos os concorrentes que levantem o respetivo dorsal. O stock de tamanhos é distribuído mediante a disponibilidade, caso se verifique rotura de stock em algum dos tamanhos a organização proporá ao participante um tamanho alternativo;
b) Saco alusivo à prova.
c) Brindes diversos.
O prazo de reclamação dos prémios termina oito dias após a data prova.
XVII – CEDÊNCIA DOS DIREITOS DE IMAGEM
O participante autoriza a cedência à Associação Portugal Talentus, de forma gratuita e incondicional, dos direitos de utilização da sua imagem tal como captada nas filmagens e fotografias que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais.
XVIII – ACEITAÇÃO e OMISSÃO
Todos os casos omissos, bem como eventuais protestos serão resolvidos pelo júri e pela organização em conformidade com as regras em vigor e os regulamentos da Federação Portuguesa de Atletismo, não havendo recurso das decisões tomadas.
Todos os participantes pelo facto de tomarem parte na 3ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA, aceitam o presente regulamento.